DIOCESE DE BACABAL
PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
COMUNIDADE SÃO FRANCISCO SOLANO
REGULAMENTO
DA GINCANA 2012 DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO SOLANO
DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS
A gincana que acontecerá em Março
tem caráter beneficente e visa além de ajudar pessoas necessitadas da
comunidade, adquirir renda para custear as principais despesas do Festejo 2012,
que realizar-se-á em Julho desse ano. Portanto, a força de vontade e
determinação das equipes é o ponto de partida para atingirmos a meta
pretendida, além de proporcionar a todos diversão, animação e espírito de
equipe. Para isso, não esqueçam que uma gincana requer trabalho de equipe, de
grupo. Por isso, é fundamental que todos se integrem e participem ativamente
1.
DAS
EQUIPES
A equipe terá Número máximo dez
membros, sendo estes devidamente inscritos na folha de inscrição.
Cada equipe deverá produzir um
“mascote” a seu critério, onde o mesmo deverá permanecer do início ao fim da
gincana, isso será considerado como uma caracterização e criatividade da equipe
e deverá ser avaliado pelos jurados.
Cada equipe nomeará um
líder, que deverá diferenciar-se dos demais membros.
Somente poderá executar as
atividades (provas, perguntas, etc.), o membro inscrito na folha de inscrição,
sob pena de não pontuar.
1.1 DA EQUIPE DE APOIO
A equipe de apoio terá
número máximo de cinco membros, não incluindo os parentes, desde que estes não
estejam inscritos na equipe oficial ou na equipe de apoio. Exemplo: se um irmão
do participante da equipe estiver inscrito na equipe de apoio, este já constará
na contagem dos cinco, caso contrário não.
A equipe de apoio funcionará
como uma assistência para a equipe oficial, não podendo ela, participar das
provas que serão aplicadas diretamente aos membros da equipe oficial.
2.
DA
BARRACA
Cada equipe terá sua própria
barraca, sendo ela equipada de acordo com o consenso da equipe.
2.1 A avaliação da barraca
observará os seguintes requisitos: relação com o tema, organização, conservação
e criatividade e terá dois momentos; um inicial e outro final, sendo o final a
critério dos jurados.
3.
DA
INSCRIÇÃO
A inscrição das equipes
acontecerá no prazo de 26 de Fevereiro a 04 de Março, não sendo admitida
inscrição de qualquer outra após essa data.
O taxa de inscrição custará
no valor de R$ 20,00 (vinte reais) por equipe.
4.
DOS
ASSUNTOS ABORDADOS
§ O assunto abortado pela
gincana é: CF-2012, envolvendo aí, seu tema, lema, todas as partes do texto
base.
5.
DA
DURAÇÃO DA GINCANA
A gincana será realizada em
dois dias, 17 e 18 de Março, sendo que no dia 17 terá início ás 16h 30min, com
a apresentação das equipes, grito de guerra, bateria e apresentação da paródia,
encerrando por volta das 18h. O segundo dia (18/03) iniciará às 8h e terminará
logo após o bingo previsto para as 16h, com a divulgação do resultado final das
equipes em ordem crescente de pontos. Obs.: dentro desse horário haverá uma
pausa das 11h 30min às 13h 30min para o almoço.
Obs1:
queremos deixar claro que os devidos horários deverão ser seguidos
rigorosamente pelas equipes, sob pena, de multa que corresponderá à perda de
pontos proporcional ao atraso. Isso se refere a toda a equipe, ou seja, um
membro em atraso compromete toda a equipe.
Obs2: A
comprovação da presença das equipes será feita por chamada.
6.
DA
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E VENDAS DE CARTELAS.
Os alimentos arrecadados
pela equipe serão contabilizados para fins de pontos, cada alimento, salvo, ovos,
suco, sal, sabão, Bombril, terá valor de pontos igual, que será divulgado no
dia da gincana, sendo estes contabilizados para soma total de pontos adquiridos
pela equipe. Semelhante a arrecadação de alimentos a venda de cartelas,
corresponderá a pontos que serão somados a nota final da equipe, sendo cada
cartela vendida atribuído valor igual de pontos. O total de pontos tanto da
arrecadação de alimentos como da venda de cartelas será proporcional a
arrecadação e venda respectivamente.
7.
DA
PONTUAÇÃO
A pontuação de qualquer
atividade da gincana, exceto da paródia, será divulgado no momento da
realização destas, no caso dos alimentos e das cartelas, no ato anterior a
contagem dos mesmos.
8.
DA
PARÓDIA
A Paródia será produzida
especificamente pelos membros da equipe, sendo admitidos todos os ritmos.
9.1 DO TEMA
O Tema da paródia é: Disseminar o conceito de bem viver e
sensibilizar a população de Bacabal para a prática de hábitos de vida
saudável.
9.2 DA PONTUAÇÃO
A pontuação da paródia e de
10 a 20 pontos.
9.3 DOS REQUISITOS AVALIADOS
NA PARÓDIA
Relação com o tema, letra e
melodia, desempenho.
9.
DA
CLASSIFICAÇÃO
A classificação será
definida pela somatória de todos os pontos arrecadados pela equipe, com redução
das penalidades, se houver.
As equipes serão
classificadas em ordem decrescente de pontuação, obtendo primeiro lugar a
equipe que obtiver mais pontos e assim sucessivamente.
10.
DA
PREMIAÇÃO
A premiação obedecerá em
todos os casos à ordem de classificação das equipes, sendo atribuídos os
seguintes valores:
1º Lugar: R$ 150,00 (cento e
cinqüenta reais)
2ª Lugar: R$ 100,00 (cem
reais)
3º Lugar: R$ 50,00
(cinqüenta reais)
11.
DOS
JURADOS
Os jurados serão em número
de três devidamente escolhidos pela banca organizadora da gincana.
Não serão admitidos jurados
residentes no bairro onde acontece a realização da gincana.
Os jurados assumirão, em
qualquer caso, a qualidade de transparência, neutralidade e imparcialidade,
perante os membros das equipes e demais.
Não será admitida conduta
suspeita da parte dos jurados, sob pena de substituição.
12.
DAS
BATERIAS
As baterias serão aplicadas
no decorrer de toda a gincana, sendo atribuídas a cada uma, pontuação
específicas de acordo com o grau de dificuldade e peculiaridade, que são:
raciocínio rápido, resistência, rapidez, conhecimento e trabalho em equipe. As
baterias só serão divulgadas na gincana.
Todas as provas das baterias
bem como toda atividade suscetível de pontos terão um tempo determinado no ato
anterior ao seu início que deve ser rigorosamente obedecido, caso contrário, a
equipe deixa de pontuar na referida prova.
13.
DAS
PENALIDADES
As
equipes ou qualquer membro da equipe não poderão em hipótese alguma, acusar os
jurados ou a banca organizadora da gincana de roubo ou equiparado, sob pena de
comprometer sua pontuação, ficando a critério dos jurados decidirem a
quantidade de pontos a serem retirados.
Os membros de uma barraca
que permanecerem na barraca de outra equipe serão penalizados com 10 (dez) pontos,
comprometendo assim a equipe.
A equipe que deixar de se
apresentar em quaisquer provas lhe será atribuída nota zero, e será penalizada
em sua pontuação final com 05 (cinco) pontos.
Qualquer caso eventual que
comprometa o andamento normal da gincana, mesmo não estando expresso no
regulamento será julgado pela comissão de organização composta pelos jurados.
14.
DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
Esperamos
que as equipes dêem o melhor de si, e faça dessa gincana não uma obrigação de
vencer, mas uma forma divertida de lidar com diversas situações e estarem
preparadas para as mesmas no momento certo e com as ferramentas certas, para
enfim, competir com prazer e força de vontade.
Que
o último lugar não o seja, pois ele é apenas um reflexo mostrando que temos que
competir mais, se entusiasmar mais, se dedicar mais perante os desafios da
vida, do dia-a-dia, isso é compreensão.
Queremos enfim, agradecer a
Deus pela oportunidade, a comunidade, ao nosso padroeiro, as pessoas que direto
e indiretamente contribui para que tenhamos êxito em nosso evento.
A
todos os envolvidos um grande abraço e uma boa gincana!
Olá todos envolvidos com a gincana 2012! Com relação ao ponto relacionado ao mascote presente no regualmente que vem causando dúvidas quanto sua caracterização bem como quem assumirá esse papel, gostaríamos de deixar claro que o mascote deve está de acordo com o tema da gincana e deve ser assumido exclusivamente por um membro da equipe oficial.
ResponderExcluirola venho por meio deste comunicar e tira duvidas sobre o arrecadamento de alimento a para o equipe na gincana que deve ser feita por um interrese para com os membros para irim para campo ou ruas em casa a casa em forma de trabalho e não por meio de patrocinio de terceiros obrigado gostaria de voces revessem....
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário!
ExcluirGostaríamos de deixar claro, que a o regulamento gincana dar total liberdade as equipes para usarem todos os recursos que achar necessário para a arrecadação de alimentos não havendo qualquer impedimento quando a isso, convém-nos lembrar também, que não é só a quantidade de alimentos que vai definir a vitória da equipe mais sim um somatório total dos eventos presentes na gincana, portanto, aproveite para preparar sua equipe e obtenha um bom resultado.
Qualquer dúvida entre em contato conosco.
À organização
Pessoal, algumas pessoas do facebook estão com dificuldade com relação ao local de realização da gincana e com razão! Pedimos desculpas a todos, pois os membros próximos já têm essa certeza, porém os demais não, talvez isso explica o fato de ocultamos o local.
ResponderExcluirLocal: Igreja de São Francisco Solano, em frente à escola CAIC na vila Frei Solano (Mutirão), Bacabal-MA