DINÂMICAS DE
GRUPO NA PRÁTICA
* Cristina Balerini
As dinâmicas
de grupo são ferramentas que possibilitam a criação e recriação do
conhecimento. Por meio delas é possível detectar nos candidatos traços de
personalidade, crenças, valores, habilidades e conhecimentos. Nos processos
seletivos, é cada vez mais comum o uso de dinâmicas e também de jogos para
grupos. Os objetivos dessas técnicas são variáveis: integração, sociabilidade,
levantamento de competências, criatividade, avaliar como as pessoas lidam com a
administração do tempo, resistência à frustração, poder de persuasão e de
argumentação, entre outros.
“As dinâmicas
servem para ‘desarmar’ os candidatos, tornando o processo seletivo mais
dinâmico e tranqüilo, fazendo com que ele mostre realmente como ele é, o que
facilita a avaliação”, explica Suzana Negrini, psicóloga clínica e
organizacional. Existe uma série de dinâmicas que pode ser utilizada nos
processos seletivos, porém, ao escolher uma delas, deve-se levar em conta o
perfil do cargo, os aspectos da cultura da empresa – para checar adaptabilidade
a essa cultura - e o público que se candidata ao cargo. “Quanto maior a
complexidade do cargo, mais as atividades planejadas devem ser estruturadas com
maior grau de desafio e mais adequadas ao papel que a pessoa desempenhará na
empresa”, avalia a consultora em desenvolvimento organizacional Ângela de
Fátima Saraiva Freitas.
A pessoa
responsável pela aplicação da dinâmica deve ter bem claro quais objetivos
pretende atingir, utilizando, para isso, vários materiais que ajudem na
aplicação das técnicas, como vídeo, papel, tinta, retroprojetor, teatro etc.
“Ao dar início à dinâmica, o ambiente precisa ser o mais descontraído possível.
Eu, por exemplo, primeiro faço uma dinâmica de apresentação descontraída, para
em seguida entrar numa dinâmica situacional, mais específica. Deve-se explicar
claramente os objetivos e procedimentos para que a possibilidade de os
participantes receberem bem a atividade aumente”, diz Suzana.
Mas será que
existem determinadas situações em que a dinâmica não é recomendada? “Não
considero que exista contra-indicação, mas sim que talvez, em determinada
situação, não seja a técnica mais eficaz. Por exemplo, se estamos trabalhando
uma vaga de executivo de nível mais estratégico, temos poucos candidatos e
todos com referências nas empresas em que eles trabalharam como executivos.
Neste caso não seria o mais indicado utilizar as atividades vivenciais no
processo. Uma entrevista bem-estruturada e focada nas competências pode dar
mais resultado do que dinâmicas e jogos”, comenta Ângela.
Do
coordenador da dinâmica exige-se conhecimento técnico, atenção para captar o
que é apresentado na dinâmica, estrutura para manter o equilíbrio emocional da
equipe, boa percepção para captar os detalhes de comportamento de cada
participante e preparação para gerar um laudo satisfatório da dinâmica e de
cada candidato. “Alguns cuidados também devem ser levados em consideração, como
conhecer previamente o grupo (idade, grau de escolaridade, capacidade física...),
saber os objetivos de forma clara e ter todo o material necessário para que não
haja interrupção”, complementa Suzana.
Para Ângela,
existem muitas crenças equivocadas a respeito da postura do selecionador e isso
parece ter gerado comportamentos inadequados que mais prejudicam o processo
seletivo do que ajudam, gerando a insatisfação dos candidatos e críticas
severas sobre a validade da técnica em seleção, atingindo a credibilidade do
método.
“Ponto
fundamental na postura do selecionador é o respeito pelos candidatos e a
empatia para compreender o estado emocional em que se encontram. Isso, claro,
leva a um bom acolhimento dos candidatos, em um ambiente tranqüilo e calmo, por
um profissional cortês, atencioso, educado e, principalmente humilde. Isto é
fator de sucesso para a seleção, pois quando as pessoas se sentem acolhidas e à
vontade, fica mais fácil percebermos suas características”.
Um outro
cuidado que se deve ter é em relação ao tempo de duração da dinâmica. O uso das
técnicas vivenciais em seleção requer, para que realmente alcance o resultado a
que se destina, tempo para aplicação. “Considerando que devemos trabalhar com
grupos de no máximo 12 pessoas, e que para cada grupo é necessário pelo menos
três horas para uma boa aplicação da técnica, é só fazer as contas e concluir
quanto tempo é necessário para uma quantidade de 100 candidatos, por exemplo”.
Conheça alguns exemplos de dinâmicas**
ABRIGO
SUBTERRÂNEO
Objetivo:
refletir sobre a influência de nossos conceitos, valores e como agimos diante
de uma decisão de muitos riscos. Avaliar o grau de liderança, a forma de
persuadir ou intervir no grupo, bem como a flexibilidade, a capacidade criativa
e o saber ouvir.
Número de
participantes: até 25 pessoas com subgrupos de, no máximo, cinco participantes.
Material:
texto – Abrigo subterrâneo
Duração:
40 minutos
Procedimento:
peça ao grupo que se divida (em até cinco pessoas), distribua o texto e
solicite que as pessoas façam a escolha o mais acertadamente possível. Lembre
que é consenso grupal. Portanto, terão um tempo de aproximadamente 15 minutos
para a escolha. Durante o trabalho, observe as colocações, preconceitos,
valores e a forma como os participantes defendem seus pontos de vista.
Fechamento:
ao término da atividade, pergunte às pessoas como elas se sentiram e quais as
coisas de que tiveram de abrir mão. Se esta dinâmica tiver o objetivo de
seleção, poderá ver as características de liderança, comunicação,
flexibilidade, valores pessoais e outros aspectos relevantes à característica da
possível chefia. Caso seja aplicada em treinamento, observar também como
conduzir e influenciar o grupo.
ABRIGO
SUBTERRÂNEO
Imaginem que
nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes
solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode
acomodar seis pessoas. Mas 12 pretendem entrar. Abaixo, há uma relação das 12
pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando apenas
seis delas:
( ) Um
violinista, com 40 anos, narcótico viciado.
( ) Um
advogado, com 25 anos.
( ) A mulher
do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do
manicômio.
Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
( ) Um
sacerdote com 75 anos.
( ) Uma
prostituta, com 34 anos.
( ) Um ateu
com 20 anos, autor de vários assassinatos.
( ) Uma
universitária que fez voto de castidade.
( ) Um
físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder
levar consigo
uma arma.
( ) Um
declamador fanático, com 21 anos.
( ) Uma
menina de 12 anos, e baixo Q.I.
( ) Um homossexual,
com 47 anos.
( ) Um
excepcional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.
O ALIENÍGENA DE TÊNIS
Este é um
jogo divertido e animado em que os participantes dão instruções orais a um
“alienígena” de como por meia e tênis. É proibido demonstrar. O objetivo é
fazer com que aprendam a dar instruções claras. Este jogo foi, idealmente,
elaborado para funcionários que precisam dar instruções a clientes por
telefone.
O que fazer
O coordenador
da dinâmica representará o papel do alienígena. Entre na sala com uma meia e um
tênis amarrado em um pé e com o outro pé descalço. Distribua roteiros para os
participantes. Sente-se e ponha no chão a meia, o cordão e o tênis à sua
frente, e espere pelas
instruções.
Sua tarefa é
ajudar os participantes a perceberem que precisam dar instruções claras. Não
fale e faça exatamente o que eles mandarem. Se um participante disser “ponha a
meia no pé”, pegue a meia e coloque-a por cima do pé. Se ele disser “pegue o
cordão”, pegue-o pelo meio e não pela ponta. Se o participante disser “ponha o
cordão no buraco do tênis”, ponha a ponta do cordão em qualquer furo, não
necessariamente no primeiro, ou ponha o cordão dentro do tênis.
Se vários
participantes derem instruções ao mesmo tempo, ou se um deles ficar muito
irritado ou frustrado ou gritar palavrões, pare de brincar. Jogue-se no chão!
Você pode “ressuscitar” se os participantes falarem ou disserem algo que faça
com que queira voltar a brincar.
Depois de dez
minutos, pare a atividade e faça as perguntas para discussão. Os participantes
devem ser capazes de dar instruções mais claras na segunda vez.
Perguntas para discussão
O que
aprendeu a respeito de dar instruções?
Nessa
situação, você conseguia ver se o alienígena estava ou não seguindo suas
instruções?
Como pode
saber se o cliente está seguindo as instruções quando está ao telefone?
Como pode dar
melhores instruções aos clientes?
Texto a ser
apresentado antes da dinâmica
O ALIENÍGENA
DE TÊNIS
A pessoa que
acabou de lhe entregar esse papel é um alienígena. Antes de chegar, colocaram
tênis e meias nos seus dois pés. Mas, por ser muito curioso, o alienígena tirou
um tênis e uma meia e não sabe colocá-los de volta.
Sendo um
terráqueo muito gentil como é, você quer ajudar o alienígena a colocar a meia e
amarrar o tênis. Sua tarefa é dar instruções explícitas a ele.
O alienígena
recebeu um curso relâmpago de português antes de chegar, mas não fala nada! O
alienígena não é capaz de imitá-lo, assim, não adianta demonstrar com seu
próprio sapato e meia. Além disso, ele foi desenvolvido de tal maneira que só
consegue ouvir uma pessoa de cada vez. Por favor, façam um revezamento para dar
as instruções.
Ah... só mais
um aviso: não toquem no alienígena. Se fizerem isso... bem, não garanto nada. A
última pessoa que tocou nele, evaporou imediatamente...
CARTAZ
PESSOAL (para apresentação)
Pedimos aos
candidatos que desenhem no centro de uma folha de papel ofício um símbolo que
tenha a ver com a maneira como a pessoa se considera. Ao redor desse desenho pedimos
que a pessoa faça outros desenhos menores que representem o que ela mais gosta
e o que ela menos gosta, o que ela mais valoriza e o que menos valoriza, o seu
maior defeito e a sua maior qualidade. Não pode escrever, só desenhar. Todos se
apresentam mostrando o seu cartaz e falando se si por meio dos desenhos feitos.
JOGO DA
ESTRELA
Pedimos aos
participantes que formem círculos com cinco ou seis pessoas. Entregamos a cada
participante um pedaço bem grande de barbante, com as pontas amarradas, que deverá
formar, no ar, uma estrela de cinco pontas com as linhas entrelaçadas, do mesmo
modo que se desenha a estrela no papel. Após a estrela construída no ar, eles
devem colocá-la no chão de forma que esteja perfeitamente construída.
Regras: ganha
a equipe que realizar a tarefa primeiro; todos do grupo devem permanecer sempre
com pelo menos uma mão no barbante o tempo todo e o tempo de execução da tarefa
é de 15 minutos. O coordenador pode penalizar o grupo que descumprir as regras
mandando-o ficar parado no mesmo lugar por dois minutos, ficar mudo ou de
cócoras etc. Com mais sete minutos de atividade informa-se ao grupo que a
partir daquele momento eles não podem mais usar a fala, ou seja, só podem se
comunicar por gestos e se descumprirem as regras sofrerão penalidades. Com mais
ou menos dez minutos orienta-se o grupo que eles jás podem voltar a falar.
**Suzana
Negrini e Ângela de Fátima Saraiva
* Cristina
Balerini é jornalista do Grupo Catho. Tel.: (11) 3177-0700, ramal 296.
"O QUE
VOCÊ PARECE PRA MIM..."
Esta dinâmica
pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de
apontar falhas, exautar qualidades, melhorando a socilização de um determinado
grupo.
Material:
papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento:
Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada
participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes
devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo
coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade
que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou
sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que
cada um daria para determinada característica ou
objetivo
necessário a atingir nesta dinâmica.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
BEIJO
Essa
dinâmica, geralmente é desenvolvida com um grupo que já tenha um certa
intimidade, para que ela tenha sucesso.
Desenvolvimento:
Todos em círculo, em uma grande roda. O Coordenador explica a dinâmica que deve
ser dito o seguinte:
Cada um deve
dizer do colega do lado direito, a parte do corpo que mais admira ou acha
bonita. Quando todos tiverem escolhido esta determinada parte do corpo,
coordenador dá um novo comando:
Cada pessoa
deverá dar um beijo exatamente no local escolhido.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA
"TIRO PELA CULATRA"
Essa
dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é
que ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer
uma tarefa para que esse colega execute.
Quando todos
tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
Cada pessoa
deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da
direita. É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra
gelo
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
SOCIOGRAMA
Esta dinâmica
é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e
negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um
confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.
Material:
papel, lápis ou caneta.
Desenvolvimento:
Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um
deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos,
cronometrados pelo Coordenador da dinâmica.
Exemplo de
Perguntas:
1) Se você
fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você
levaria dentro desse grupo?
2) Se você
fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa
desse grupo quem você escoheria?
3) Se você
fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3
pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você
fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você
eliminaria deste grupo?
Obs: As
perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as
perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações
comparativas.
De posse dos
resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados
para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
EMBOLADÃO
Esta dinâmica
propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a
capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos
integrantes do grupo.
Faz-se um
círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador
deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e
a mão esquerda.Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem
aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se
despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o
Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos".
Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida
dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas
anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem
para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras:
Pular, passar por baixo, girar e saltar.
O efeito é
que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique
totalmente aberta.
Ao final,
pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O
Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode ser
feito também na água.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
SENTAR-SE NO COLO
Esta dinâmica
propõe um "quebra gelo" entre os participantes:
O coordenador
propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida pede
que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila
indiana (assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede
que todos se assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É
bem divertido, causando muitos risos !
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
"JOÃO BOBO"
Esta dinâmica
propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser
observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:
Formam-se
pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de
ombro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta
pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar
com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do
corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo
fazendo uma linha reta com a cabeça.
Ao sinal, o
participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que
confie nos outros participantes.
Estes, porém
devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o
centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e
penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem
participar ao centro.
Obs:
Pode ser feito também na água.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
NOME
Esta dinâmica
propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta
no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de
cada um.Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro
da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto
qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito
por ela.
Variação:
Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa,
sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome,
com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu
gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para
facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo
acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO "ESCRAVOS
DE JÓ"
Esta dinâmica
vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o
objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e
concentração dos participantes.
Em círculo,
cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o
Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos
de jó jogavam cachangá;
os escravos
de jó jogavam cachangá;
Tira, põe,
deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros
com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO
NORMAL:
Os escravos
de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos
de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA
O TOQUINHO),
põe (PÕE NA
SUA FRENTE NA MESA),
deixa o zé
pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros
com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA),
zigue (VOLTA
SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA),
zá (VOLTA SEU
TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA)
(Refrão que repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma
sequência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma
sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO:
Faz a mesma
sequência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma
sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
DINÂMICA DA
"ESCULTURA"
Esta dinâmica
estimula a expressão corporal e criatividade. 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem
fazer a seguinte tarefa:
Um
participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua
(parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo
esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:
-estátua mais
engraçada
-estátua mais
criativa
-estátua mais
assustadora
-estátua mais
bonita, etc.
Quando o
escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai
ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas
palmas.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DA
"SENSIBILIDADE"
Dois círculos
com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro
vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos,
sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem
fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador
pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo.
Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para
descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve
movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for
verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta
novamente.
Obs:
Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex:
Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de
melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
"MESTRE"
Em círculo os
participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair
do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os
movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O
adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar
o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica
busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
DINÂMICA DO
"ROLO DE BARBANTE"
Em círculo os
participantes devem se assentar. O Coordenador deve dquirir anteriormente um
rolo grande de barbante. E o primeiro articipante deve, segurando a ponta do
barbante, jogar o rolo para lguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta
mais, que ostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer lgo,
que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A
pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final
torna-se uma "teia" grande.
Essa dinâmica
pode ser feita com diversos objetivos e pode ser tilizada também em festas e
eventos como o Natal e festas de fim de no. Ex: cada pessoa que enviar o
barbante falar um agradecimento e esejar feliz festas. Pode ser utilizado
também o mesmo formato da Dinâmica do Presente .
DINÂMICA DO
"SUBSTANTIVO"
Em círculo os
participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve
escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador,
sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a
pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo
representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar
real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de
som.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DA
"VERDADE OU CONSEQUÊNCIA? "
Em círculo os
participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao
sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa
para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou
Conseqüência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa
apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se
ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa)
estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a
garrafa.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
"QUALIDADE"
Cada um anota
em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em
seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda.
Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor:
Desconhecido
DINÂMICA DO
"PEGADINHA DO ANIMAL"
Entrega-se a
cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em
seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo
coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando
abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir
que ele se abaixe.
Obs:
todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal
todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo:
"quebra gelo" descontração geral.
Autor:
Desconhecido