Membros da Diocese de Bacabal em conjunto
com mais de 600
profissionais de comunicação estiveram
presentes no 3º
Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para
a Comunicação da CNBB. O evento realizado nas
dependências do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP) ocorreu entre
os dias 19 e 22 de julho e trouxe
como tema
“Identidade e Missão”.
A solenidade de abertura foi
realizada no dia (19) no subsolo do Santuário. A mesma contou com a presença de
Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação,
Dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a
comunicação no Regional Sul 1, os assessores do encontro, Irmã Élide Fogolari e
Padre Clóvis Andrade e os Missionários Redentoristas padres César Moreira e
Evaldo César, representando
o Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação.
O encontro, além de lembrar o valor de cada comunicador cristão e a missão que
cada um deve assumir perante o Evangelho
possibilitou uma vasta troca de experiência entre os presentes que tiveram nas
palavras de Dom José Moreira uma motivação maior: “Vamos somar, esta é a
palavra do momento e vai ajudar o nosso trabalho”.
Na solenidade, ocorreu o lançamento da logomarca
oficial da Pascom Brasil.
A
diocese de Bacabal foi bem representada no evento, onde estiveram presentes:
Diana Cláudia, da catedral de Santa Terezinha, Ivane, da Paróquia Santana,
Ronaldo Batista da Paróquia São Francisco (Rádio São Francisco FM) e o pároco Frei
Elealdo da Paróquia São Francisco das Chagas.
“O
trabalho não tem novidade, uma boa estratégia de comunicação institucional deve
ser clara e estar alicerçada em princípios consolidados. ‘As organizações consolidadas
são as que conseguem transmitir a sua mensagem sem ambiguidade. A boa
estratégia de comunicação institucional depende disso: identidade, missão, uma
doutrina clara e reputação, que resulta em autoridade, que podemos chamar
também de prestígio’”. (di Franco)